Apresentação

O Laboratório de Divulgação Científica “Ilha da Ciência” tem como objetivo fundamental popularizar e ensinar a Ciência numa linguagem de cotidiano, desenvolvendo Ciência, Tecnologia e Experimentos. Estes experimentos demonstram as leis da Física de forma lúdica e interativa, fazendo a junção de teoria e prática. E são resultantes de pesquisas em nível de Graduação e Pós-Graduação. Além da área da Física o laboratório atende outras áreas do conhecimento, como: Química, Matemática, Biologia, Computação, área de Gestão Empresarial. Além deste objetivo, o Ilha da Ciência se propõe a desenvolver pesquisas, confeccionar experimentos; formação profissional e evolução dos métodos de ensino.

Criado em 1992, por meio do projeto Cientista do Amanhã, que teve como proposta o Curso Mirim de Física, palestra de revisão e visitas a diferentes laboratórios da UFMA. Em 1998 foi criado o espaço destinado à exposição permanente e incorporado uma oficina mecânica; oficina de vidraçaria e refrigeração,denominado naquela época como  o “Ilha da Ciência”.

Desde então, o laboratório tem recebido em sua exposição permanente, visitas de pesquisadores, professores, estudantes de pós-graduação e graduação, do ensino médio e fundamental e a sociedade em geral. Salientamos que este laboratório recebe em média 850 visitantes agendados por ano, além de ter lugar cativo nos eventos nacionais e internacionais de divulgação/popularização da Ciência. Considerando sua itinerância em feiras de Ciência, shopping, praças públicas, o mesmo atinge um público de mais de 15.000 pessoas.

A equipe do Ilha da Ciência é multidisciplinar, composta por professores, bolsistas de iniciação científica (IC): Junior, PIBIC, PET, PIBID, PIBIT. É mantido pela UFMA e outros recursos financeiros são obtidos por meio do CNPq,CAPES, UNESCO, MCTI, FAPEMA e Empresas. “O Ilha da Ciência” está localizado na sala 101 do bloco 03 do Centro de Ciências Exatas e Tecnologia – CCET/UFMA. Recentemente adquiriu para seu acervo um Planetário Digital e Telescópios para ensino e divulgação de Astronomia.

Leave a Reply