Nota sobre observação da “Lua Azul” em São Luís – 31-01-18

Byadmin

Nota sobre observação da “Lua Azul” em São Luís – 31-01-18

Por Antônio Oliveira
O Laboratório de Divulgação Científica “Ilha da Ciência” informa que em virtude de noticias veiculadas com informações de que no final do mês de janeiro ocorrerão os fenômenos astronômicos “Superlua”, “Lua Azul” e “Lua de Sangue”, todas juntas, explica que embora a observação em São Luís, como de todo hemisfério sul, não contemplará a observação da lua de Sangue, conhecida popularmente, que ocorre quando há uma eclipse lunar e quando o Sol, a Lua e a Terra estão em um mesmo plano.   O Laboratório “Ilha da Ciência” estará verificando a possibilidade e viabilidade de observações para o próximo dia 31/01, que pode acontecer ou não, dependendo das condições climáticas.
A Superlua acontece quando a lua, em sua fase cheia, fica mais próxima da Terra e Terra, lua e Sol estão em um mesmo plano, o que aparentemente, no horizonte, fique maior e mais brilhante do que em dias comuns.
A Lua Azul , na verdade, não é um fenômeno. E sim a expressão usada para designar a segunda lua cheia que ocorre em um mesmo mês. Isto ocorre em intervalos de dois anos devido a diferença no tempo de uma lua cheia até a próxima, de 29,5 dias e a duração dos meses que possuem de 28 a 31 dias.

 

 

About the author

admin administrator

Leave a Reply