Laboratório Ilha da Ciência recebe visita de alunos de povoado de Matões do Norte

Byadmin

Foto: Lucio Silva

As atividades do Laboratório Ilha da Ciência não param. Mesmo após o final da Semana Nacional de Ciência o Tecnologia 2017, o Laboratório continua na ativa, recebendo estudantes, professores, pesquisadores e pessoas da comunidade popular, como ocorreu na manhã de hoje (1/11), na Ufma. A atividade faz parte das tarefas e objetivos do Laboratório, de difundir a ciência como bem comum, levando conhecimento e despertando olhares curiosos sobre o universo mágico da ciência.

Os estudantes de ensino médio vieram em caravana do povoado Pedras, no município de Matões do Norte, diante 138km da capital, na microrregião de Itapecuru Mirim, Mesorregião do Norte Maranhense. O município tem cerca de 7 700 habitantes e mesmo em meio às inúmeras dificuldades, os estudantes se articularam em caranava com a professora de Matemática e Física Dijelma Araújo, que ressaltou a importância da atividade como forma de geração de conhecimento: “Estudantes de São Luís e Matões do Norte nos trouxeram a ideia. Nós temos uma escola na sede do município e dois anexos que ficam há uns 15 ou 20 minutos dedistância. Embora tenhamos dificuldades, como a falta de recursos e estrutura nas nossas escolas, conseguimos trazer nossos alunos para vivenciarem o universo da ciência”, afirmou a professora Dijelma.

O professor Antônio Oliveira, coordenador do Laboratório Ilha da Ciência, destacou a importância da iniciativa como forma de despertar nos alunos um interesse maior pela produção científica prática na Universidade: “A iniciativa é fantástica, pois notamos o quanto as pessoas têm interesse em aprender sobre ciência”, destacou o coordenador.

A turma prestigiou o acervo de produção científica em física, química, biologia e matemática, podendo ver de perto como se dá a produção de experimentos que facilitam o ensino da ciência, assim como garantem uma vida melhor às pessoas. O coordenador do Ilha da Ciência finalizou destacando a possibilidade do Ilha da Ciência ir à cidade de Matões do Norte, com intuito de promover uma programação mais extensa das atividades do Laboratório.

admin administrator